quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Discipulado

Quando os discípulos deixaram tudo para seguir Jesus, optaram por colocar-se nas mãos da Providência. Não lhes tinha sido prometido recompensa de espécie alguma, nem o Mestre lhes havia garantido uma vida cômoda e tranquila.
O discipulado basear-se-ia na total confiança em Deus e na recusa de construir a própria segurança com a posse dos bens materiais. Por conseguinte, a pobreza seria um traço característico do projeto de vida dos discípulos.
O sinal de que algo estranho estava acontecendo com eles ficou patente quando, em plena travessia do lago, deram-se conta de não terem trazido pão suficiente para todos. E começaram a falar sobre isto, lamentando-se e se autocensurando, pois, ao desembarcarem, não teriam chance de comprar pão necessário para alimentar-se.
Jesus os censurou, chamando-lhes a atenção para o tema da solidariedade e da partilha. Assim como multidões foram alimentadas, por causa da solidariedade de alguém que partilhou seus poucos pães e peixes, o mesmo iria acontecer com eles.

O discípulo deve ser o primeiro a acreditar no milagre da partilha. É esta a maneira como o Pai costuma agir em favor deles.
- Pe. Jaldimir Vitório -

Envia Teu Espírito, Senhor,
e renova a face da terra!

2 comentários:

ONG ALERTA disse...

Sim dividir o páo...as pessoas hoje sáo muito egoistas.
Beijo Lisette.

Tetê Guimarães disse...

Ser discípulo é isso: deixar tudo, seguir a Jesus partilhando a vida com todos os seres humanos. Lindo demais! Bjks Tetê - Manancial