terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Libertação: dom e compromisso

Certos momentos na história de um povo constituem a sua epopéia; são os acontecimentos da "libertação", do seu nascimento como povo quando tomou consciência dos laços que o unem e do destino a que é chamado.
O povo de Israel viveu essa experiência na história e a reviveu na memória poética e ritual, encontrando nos acontecimentos do Êxodo o ponto de referência para a sua consciência de ser o povo escolhido em vista de uma missão. Sentiu sua libertação como uma obra prodigiosa de Deus e não como fruto de iniciativa humana: consequentemente, toda a sua religião se baseia nessa libertação e no seu desenrolar-se dentro de um desígnio de salvação.

Para os cristãos, o acontecimento é a Páscoa de Jesus, que começa a fazer parte da história de todo homem, uma vez que ele aceita deixar-se libertar e entrar no povo dos remidos. As comunidades que se reúnem em nome de Jesus professam a "palavra da fé" nele, ressuscitado pelo poder do Pai, como os israelitas celebravam a páscoa reconhecendo os prodígios de Deus para com eles.

Superando toda tentação de satanás com a força do seu amor à palavra de Deus, Cristo mostra que a libertação é, antes de tudo, interior; o homem deve superar o egoísmo, a busca ansiosa dos bens materiais, a sede de posse e de domínio sobre os outros, a ilusão do sucesso imediato, para possuir a si mesmo e atingir assim a plena liberdade daquele que se entrega ao seu libertador. A comunidade dos remidos, a Igreja, por sua vez, luta pela libertação da humanidade das forças do mal: miséria, ignorância, ódio e violência, hedonismo e febre do consumo, egoísmo e falta de amor. Cumprindo esta tarefa no espírito e com a força de Cristo, a Igreja prepara para o seu Senhor um povo aberto ao anúncio do evangelho e ao caminho para a perfeita liberdade.

Envia Teu Espírito, Senhor,
e renova a face da terra!

4 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Su... seu blog está muito bom, sabia? Deus te abençoe! Bjks Tetê - Manancial

Tetê disse...

Que o Divino Pai Eterno nos abençoe! Acabei de atualizar o Família do Pai Eterno e agradeço sua visita! Bjks Tetê

B@bi disse...

Reverências! Fico muito agradecida por sua visita! Seu blog é muito bom e é uma enorme alegria vir aqui! Muito obrigada! B@bi

Peregrina da Paz disse...

Oi! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe! Leila