quinta-feira, 15 de março de 2012

Pranto e grito de dor

O tema escatológico de novos céus e nova terra é rico em consequências para o presente da Igreja e do mundo. O difícil é determinar concretamente a novidade que corresponde às promessas e que deve tornar a nova Jerusalém (a Igreja) objeto de alegria para Deus e seu povo, o lugar ideal da serenidade e da paz.
Tomando ao pé da letra as palavras do profeta Isaías (Is 65,17-21), há o risco de ser desmentido pela realidade dos fatos. Os novos céus e a nova terra existirão quando a vontade de Deus for feita "assim na terra como no céu". Cumpre, pois, esforçar-se e não se iludir acerca dos resultados.
O otimismo profundo é consciente de que a nova vida exige sacrifícios e renúncias. Importa entrever na sociedade moderna, por enquanto ambígua, a cidade futura do reino de Deus, radiosa de liberdade e de presença de cada um a cada um. Mas para isso a tônica é posta no homem, o cumprimento das promessas divinas é confiado ao homem, que orienta o progresso da sociedade ao bem dos irmãos, à instauração de maior justiça social, ao desenvolvimento do terceiro mundo.

Envia Teu Espírito, Senhor,
e renova a face da terra!

3 comentários:

Mabel disse...

Olá querida! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! Aquilo que você semear, isso também colherá, portanto, semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

Mabel disse...

Olá Suzuki! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Sinais do Reino! Paz e Bem! Beijos Mabel