Retiro da Quaresma

Aceitei o convite da Brisa da Manhã e vou participar do Retiro da Quaresma.


Roteiro para as reflexões: 
    A Quaresma nos ensina a ter os mesmos sentimentos de Cristo
    O Evangelho afirma claramente a divindade de Jesus mas deixa igualmente clara a Sua humanidade. Jesus experimentou necessidades comuns aos homens. Teve fome, teve sede e sentia necessidade de dormir. Como qualquer homem, Ele teve momentos de angústia, indignação, tristeza e compaixão. Ele passou por conflitos espirituais e sentiu o valor da oração. Foi tentado, mas não pecou!
    Sua santidade impressionava os que O observavam. Sua benevolência e compaixão eram repetidamente demonstradas. Ele manifestou amabilidade, afeição, mansidão, humildade, coragem moral, firmeza, resignação, moderação, sinceridade e abominação à hipocrisia.
    Temos mesmo muito a aprender com Jesus!
    Quaresma: tempo de revisar a vida
    Revisar a vida nada mais é do que olhar nosso interior, nos arrependermos de nossas falhas e mudar o rumo para vivermos mais próximos de Cristo. Viver como verdadeiro filho de Deus.
    Nos 40 dias da Quaresma temos tempo suficiente para refletir, rezar, praticar boas obras. É um tempo propício para o perdão e a reconciliação. Retirar de nosso coração o ódio, o rancor, a inveja... Tempo de ser grato à Cristo por seu sacrifício na cruz e aprender com Ele a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição!
    Atitudes do pecador arrependido
    Arrependimento é o sentimento de pesar por faltas cometidas e se exprime com uma mudança de idéias, que se manifesta numa mudança de propósitos e de vida.
    O pecador arrependido, se humilha reconhecendo seus erros. Sente vergonha dos atos praticados, confessa o pecado, se afasta do que o faz pecar, vigia em oração e converte seu coração.
    Assumindo uma vida de conversão
    Como resultado da fé, a conversão vem logo após o arrependimento. O convertido assume uma nova vida, vida a serviço de Cristo e dos irmãos.
    A herança de quem se converte
    O convertido recebe de Deus uma bela herança: Deus perdoa seus pecados, dá consolo nas aflições, ouve e responde suas orações e lhe garante vida plena e etrena!