terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A palavra de Deus se realiza hoje

Cada página do Evangelho não é palavra morta, mas palavra viva, que Deus diz a nós e deve realizar-se hoje. O Evangelho não narra apenas a vida de Jesus, mas também a minha vida. O Evangelho nos contém, nos envolve. Por isto, a liturgia da Palavra não é uma simples lição moral, nem a afirmação da esperança escatológica recebida dos profetas; mas proclama o cumprimento do desígnio do Pai no hoje da vida e da assembléia. Não se contempla aí um passado desaparecido, nem se imagina um futuro extraordinário, mas se vive o tempo presente como lugar privilegiado da vinda do Senhor. Portanto, não se procura aplicar aos fatos vividos pelos membros da assembléia um ou outro texto inspirado, mas indicar que o acontecimento vivido hoje pelos homens e pelos cristãos revela o desígnio de Deus que se realiza no Cristo.

Antigo e Novo Testamento se tornam atuais, próximos, se não ficarmos presos à letra morta. A palavra que vem de Deus possui a força e a eficácia de Deus. Interpela, provoca, consola, cria comunhão e salva, das mais diversas maneiras, conforme os momentos e as formas; todo ato de pregação é glorificação de Deus e acontecimento sociológico para os homens. Hoje também a Palavra quer tornar-se carne para nossa vida.

Envia Teu Espírito, Senhor,
e renova a face da terra!

Um comentário:

Tetê Guimarães disse...

Oi Suzuki! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão! Não te disse que você conseguia editar páginas... Ficou legal! Bjks Tetê