quinta-feira, 12 de abril de 2012

Nascer do Espírito

Nicodemos representa uma categoria de pessoas que se aproximam de Jesus com o desejo de conhecê-lo e de se fazer discípulo dele. Num primeiro momento, a aproximação acontece no escondimento. Por isso, ele vem falar com Jesus na calada da noite, para não ser flagrado por nenhum de seus companheiros, com o risco de se tornar objeto de zombaria e perseguição.
De início, uma simples admiração pelo Mestre, e um desejo sincero de ouvir-lhe os seus ensinamentos. Quando, porém, se põe a ouvi-lo, começa a descobrir o longo caminho que deverá percorrer até sintonizar com o Mestre.
Quando o Mestre lhe afirma a necessidade de "nascer de novo", ou "nascer do alto", Nicodemos entende isso no sentido superficial, imaginando deve voltar ao ventre materno e retomar a vida a partir daí. Jesus propunha a Nicodemos romper os laços que o ligavam à sinagoga, para aderir, de todo coração, à comunidade cristã. Em outras palavras, deveria renunciar à sua condição de fariseu e de alto dignitário dos judeus, e confessar-se abertamente discípulo de Jesus. Esta opção resultaria em desprezo e perseguição por parte de seus antigos correligionários.
Seria necessário começar uma vida nova, na pobreza e no despojamento, e confiar totalmente, apenas, em Deus. Isto seria nascer de novo!

Envia Teu Espírito, Senhor,
e renova a face da terra!

5 comentários:

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita ao Maktub! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás! Bjs Ana Paula

Mabel disse...

Olá Suzuki! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Sinais do Reino! Paz e Bem! Beijos Mabel

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

Reinaldo Fonseca disse...

Olá! Fiquei alguns dias sem visitar os blogs dos amigos devido à falta de tempo, mas com grande alegria que vejo que continua lindo seu trabalho aki no blog através de suas postagens. A DIVINA MISERICÓRDIA, que hoje celebramos é garantia e força para o desempenho de nossa missão.
Grande abraço, uma ótima semana para vc, na Paz e no Amor de Cristo ressuscitado,

Reinaldo Fonseca
Paróquia São Pedro e São Paulo